Entrevista – Núcleo Princesa Encantada – Conselheiro Guillermo

Entrevista – Núcleo  Princesa Encantada – Conselheiro Guillermo

C. Guillermo VIC. Guillermo IIIC. Guillermo XIII

No dia 02 de maio de 2015 realizamos a primeira atividade de historiografia no Núcleo Princesa Encantada, onde o entrevistado foi o c. Vicente Guillermo Noriega Moreno, de 79 anos de idade.

A entrevista contou com a participação de crianças, jovens e adultos de todas as idades, que ficaram emocionados com as historias e aventuras do c. Guillermo.

A narrativa que mais impressionou as crianças foi quando ele contou ter sido preso aos 13 anos de idade na sua terra natal, o Equador, tendo sido interrogado, em pé, por onze horas seguidas e quando pensou que seria executado, recebeu de um soldado um casaco para se cobrir sobre a cama de ferro em que estava deitado. Ao raiar o dia, começou a tocar sua gaitinha e cativou o comandante, que pedindo um violão, tocou com ele e o liberou.

Entre historias que contavam sobre a escalada de um vulcão ou sobre as suas vivencias no Brasil e na Europa durante a ditadura, uma se destacou. Ainda adolescente, ao ter seus sapatos furtados quando dormia no porto, foi auxiliado por um homem que recuperou seus sapatos que estavam em posse de vagabundos. O homem fez com que ele orasse de joelhos para a Virgem Maria prometendo ser um homem de bem e conseguiu um emprego para ele em um “boteco” para que ele pudesse começar a trabalhar. Muitos anos depois, no Brasil, ao conhecer a União do Vegetal, reconheceu no retrato que havia no salão, que o homem que o havia auxiliado era o Mestre Gabriel.

Muitas outras narrativas tocaram todos os presentes, que acompanharam com atenção as palavras da entrevista, que foi encerrada com todos cantando o Hino ao Mestre Gabriel de autoria dele.

A atividade foi registrada em fotos e vídeo e demonstrou o potencial que estas entrevistas tem para enriquecer a cultura, a cidadania e a vida de todos que delas participam!

As fotos estão disponíveis em Compartilhando Histórias – Instantes do Tempo.

Fraternalmente,

Sérgio Cordeiro
Responsável Nuclear

1 Comentário

Enviar Comentário

Pular para a barra de ferramentas