Entrevista Conselheira Érica Monteiro | Realizada pelo Núcleo Sabiá em outubro de 2015

17-10-2015 - Entrevista OE - C. Érica Monteiro (6)

 

Ela conserva o brilho e a forma dos olhos de criança! Entusiamo é  o nome… Quer bordar um lindo tecido , cheio de cor,de afeto,de gente grande e pequena ,de trabalho, de construção. Quer trazer o bem, quer tecer como em tear,artesanalmente confecionar,alinhavar para  entregar láááá no fim,  uma vida bonita, uma história consistente,um passo na evolução.

Assim percebemos nossa  historiografada  “estrangeira” (porque  pertence ao Núcleo Rei Divino em SP )   mas  tão da nossa tribo: gosta das águas frias,da natureza,dos dias intensos,da convivência,de gente,enfim… Tem força de vida! Foi convidada por nós e aceitou ser nossa ilustre entrevistada do mês de outubro,concluindo uma semana de boas atividades com crianças e jovens  aqui conosco.

Conselheira Érica Monteiro,54 anos de idade,carioca “erradicada” em São Paulo ,casada com C. Dagoberto há pelo menos uma boda prateada.Mãe de três filhos e recentemente introduzida ao mundo  caramelizado das avós. Frequenta o Núcleo Rei Divino em SP mas é filha do Núcleo Samaúma, também neste estado..Nos seus relatos, percebemos nela uma mulher de inteligência e sensibilidade,formada nos circuitos das Artes de onde sempre tirou seu sustento e também sua alegria. Tem amor e jeito com crianças e jovens.Já transitou desde muito nova por entre circunstâncias  diferentes e veio aportar,ainda adolescente,no porto seguro da União do Vegetal, onde se encontra há 37 anos.

O cenário foi cuidadosamente pensado,tecido por ela própria com muitas e interessantes fotos dispostas em cartolinas e monóculos.A seu lado um cesto com linhas e agulhas,também flores e um “banner “do pequeno príncipe .Ela entrou no salão em contexto de solenidade,ao som da música “Brincar de viver” ,entoada por Maria Betânia.As crianças fizeram muitas perguntas e relataram  mais à frente,que adoraram a entrevista.Quando abertas para jovens e adultos, as perguntas foram intensificando-se ,esmiuçando sua vida em todos os seus aspectos,entremeando músicas,abraços e muita emoção.Foi uma entrevista longa e por este motivo mesmo bem satisfatória.Pudemos conhecer esta caianinha de longa data,sedimentando nosso respeito pela pessoa ,por sua trajetória e por seu trabalho na União do Vegetal.

Esta entrevista teve uma prorrogação quando,em um segundo momento,a C.Érica ensinou pais e crianças a fazerem mandalas confeccionadas em linha,estendendo seus ditos e vividos através de sua própria arte.

Data da entrevista:10/2015

Local:Núcleo Sabiá – Uberlândia –MG

Entrevistada: C.Érica Monteiro Sacco –sócia no Núcleo Rei Divino

3ª região

 

1 Comentário

Enviar Comentário

Pular para a barra de ferramentas