O que é

 

 

 

 

 

 

 

 

Tema 2015 OE – CIDADANIA: conhecendo as histórias de vida do nosso povo

indiozinho-maiorNosso tema atual de trabalho da OE é cidadania. E o que isso tem a ver com espiritualidade? Tudo! Pois cidadania significa valorizar e reconhecer direitos e deveres exercidos durante a vida, e vida para nós é a oportunidade de elevar o espirito. Este ano Convidamos nossas crianças e jovens a entrevistar os mais velhos, conhecer suas histórias desde que também eram crianças. Uma verdadeira viagem na máquina do tempo. Vamos resgatar a tradição oral, o valor de ouvir uma boa história que não existe em livro nenhum, como era feito há milhares de anos…

Iremos trabalhar a história de nosso povo, levantando biografias e memórias do tipo:
– Lembranças do teu pai e da tua mãe. Tu eras mais parecido fisicamente com qual? E o genio, com quem?
– quando criança gostavas mais de gente, planta, bichos, maquinas ou dinheiro? Tinhas a manha pra ganha-lo?
– Tinha algum apelido? Coisas simples, lembranças que as pessoas trazem da vida, e que fazem elas ser o que elas são, cada um com seu jeito, trazendo riquezas de vivências na memória.

Comece então a juntar a garotada numa roda! Lembre-se que quem tem que perguntar são as crianças! O adulto só deve entra se o coletivo quiser esfriar. Eles irão ganhando terreno a cada investigação. Deixem os guris e gurias soltos. Não tem politicamente correto. Se sair alguma indiscrição deixem o entrevistado respondê-la. A nossa participação é só para não deixar esfriar a coisa. E nisto entra o rizoma de lembrança de palavras pode auxiliar e muito. Ele é um um pequeno roteiro, com temas que seriam interessante que surgissem na conversa, além desses citados, que pode ser introduzida com uma pergunta simples: Me conta da sua vida? Como era a sua família?

nascimento
|
brincadeiras – infância – brinquedos
|
namoro – amizades – juventude – estudos
|
avós – pais – família – relacionamentos – mães – avós
|
trabalho – adulto – casamento – filhos – netos
|
chegada na UDV – fé – religião – vivências espirituais
|
participação na comunidade – cidadania – hábitos

indiozinho-maiorEsse pequeno roteiro pode ser impresso e entregue para os pequenos, acompanhado de uma conversa inicial sobre a proposta. Disponibilizamos também no link “Biografias”, alguns entrevistas já realizadas, para que vocês possam conhecer os biografados.

Penso que podemos trabalhar também com a proposta de gravação do áudio somente, e criar podcast com os depoimentos, acompanhados de fotos do entrevistado. Acredito que um gravador, deixado de forma discreta, intimida menos que um câmera de vídeo, quando se conversa com pessoas mais simples.

Mas cada Núcleo deve encontrar a melhor forma de trabalhar esse registro. O que indicaremos aqui são opções e dicas de como trabalhar tão rico conteúdo.

Mãos a obra! O trabalho está apenas começando.

Equipe Gestão de Bases OEUDV

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Informativo O REDÁRIO

Clique aqui para se inscrever em nosso informativo O REDÁRIO e recebe relatos em seu e-mail.

Comentários (mais comentadas)

Membros

Pular para a barra de ferramentas